Notícias

Diretor de Blockchain do Facebook deixa Coinbase por conflito de interesses

O Facebook ainda não revelou como pretende usar a tecnologia Blockchain, mas alguns analistas acreditam que a empresa emitirá sua própria criptomoeda ou token

 

*Por Portal do Bitcoin

 

David Marcus, executivo responsável pelo setor de Blockchain do Facebook, e que fazia parte do conselho de administração da Coinbase, renunciou ao cargo que ocupava na exchange desde dezembro do ano passado, segundo publicação da Coindesk na última sexta-feira (10).

Marcus disse que tomou a decisão para que ele possa focar mais nas estratégias do Facebook sobre a tecnologia Blockchain e ajudar o grupo que ele coordena na empresa.

“Decidi que era apropriado que eu renunciasse ao conselho da Coinbase”, disse o executivo.

No entanto, um porta-voz da Coinbase disse que a decisão de Marcus de se demitir foi tomada para evitar a aparição de um conflito de interesses, notou o site.

O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, falou sobre a saída de Marcus em um comunicado.

“Ele continua sendo um amigo próximo da empresa e agradecemos sua ajuda ao longo de nossa jornada para criar um sistema financeiro aberto para o mundo”.

O Facebook ainda não se manifestou de que forma a plataforma pretende aproveitar a tecnologia Blockchain, mas alguns analistas acreditam que a empresa emitirá sua própria criptomoeda ou token, porém tudo ainda não passa de especulação.

De acordo com Lucas Nuzzi, diretor de pesquisa tecnológica da Digital Asset Research, caso isso venha a acontecer, uma cadeira na Coinbase pode ser vista de outra forma, já que ele poderia pressionar a corretora a listar um token do Facebook — e isso explica o ‘conflito de interesses’ citado pelo porta-voz da exchange. Nuzzi escreveu em um e-mail:

“Já é sabido por muitos que o Facebook está expandindo seus esforços nessa área. Depois que o Kik e o Telegram começaram sua campanha de tokenização, pareceu uma questão de tempo até o Facebook entrar na onda”.

A Kik, uma empresa de mensagens móveis, emitiu seus próprios tokens “Kin” em setembro do ano passado e arrecadou cerca de US$ 100 milhões. Já a Telegram levantou US$ 1,7 bilhão de maneira privada com projeto ‘Telegram Open Network’ para o token ‘Gram’.

Antes de Marcus ser o responsável pelo setor de blockchain do Facebook, ele ocupava o cargo de chefe do Facebook Messenger. Alguns meses antes, o diretor executivo e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que estava aprendendo sobre criptografia e criptomoeda.

Em maio, o Facebook anunciou uma reformulação executiva e apontou novos líderes para o WhatsApp, Messenger e o aplicativo principal do Facebook, além de lançar um time dedicado à tecnologia blockchain, foi quando David Marcus assumiu a nova função.

Na ocasião, Marcus disse:

“Depois de quase quatro anos inacreditavelmente gratificantes liderando o Messenger, decidi que era hora de assumir um novo desafio. Estou montando um pequeno grupo para explorar a melhor forma de alavancar o Blockchain no Facebook, começando do zero”.

*Matéria escrita por Wagner Riggs e publicada originalmente no Portal do Bitcoin

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Oferecimento:
Projeto mantido por:
Media Partners: