Notícias

Entenda a tecnologia que suporta as transações Bitcoin

A tecnologia Blockchain, conhecida por dar apoio à Bitcoin, tem o potencial de deixar mais segura a maneira como fazemos negócios, assinamos contratos e movimentamos bens

 

A tecnologia de blockchain é conhecida por viabilizar as transações de Bitcoin. Ela verifica compras, rastreia a troca de fundos e mantem históricos facilmente auditáveis das transações feitas com a moeda digital por meio de verificações a partir de assinaturas digitais e criptografia. No entanto, o potencial do blockchain vai muito além, prometendo contratos inteligentes que vão revolucionar a maneira como gerimos nossos negócios.

Incentivar blockchains pode transformar antigas indústrias e criar novas”, explica o country manager da BSA no Brasil, Antônio Eduardo Mendes da Silva. “Seu principal atrativo é simplificar e tornar mais seguros os processos que envolvem o cotidiano de empresas e indivíduos por meio de registros digitais descentralizados e criptografados, evitando papelada e burocracias”, completa.

O estudo “Blockchain Primer – From Enabling Bitcoin to Blocking Blood Diamonds”, da Software.org, uma organização de pesquisa internacional, independente e apartidária, lista os princípios básicos para que você entenda a tecnologia blockchain e faça suas transações com mais confiança.

 

1 – O que quer dizer blockchain?

Quando usuários fazem uma transação, eles adicionam um bloco (“block”, em inglês) a uma série de outros blocos sequenciais ligados (“chained”) um ao outro por uma função criptográfica do tipo hash. Isso quer dizer que cada bloco tem valores de dados únicos, imutáveis e irreversíveis, garantindo segurança.

 

2 – Como funciona a tecnologia?

Por meio dos blockchains, cada usuário transmite informações e tem acesso a elas diretamente, sem depender de intermediários como advogados, corretores, instituições financeiras e cartórios, que normalmente são essenciais para verificar transações. Esse registro descentralizado garante a legitimidade das transações porque atualizações são verificadas por meio de assinaturas digitais e criptografia, eliminando possibilidades de fraude. O que antes exigia múltiplas cópias de documentos, intermediários e diversas transações complicadas, agora é compilado em uma única cadeia de blocos com informações criptografadas.

 

3 – Por que a blockchain está conquistando espaço?

Por ser segura: blockchains conseguem verificar detalhes de um contrato ou transação – assinatura, execução, conexões entre múltiplas empresas ou grupos, identidade de indivíduos etc – em um único lugar. Além disso, todas as informações são verificadas por assinaturas digitais e criptografia.

Por ser prática: todas as informações têm um registro digital e uma assinatura que podem ser armazenados, verificados e compartilhados. Também não há a necessidade de um intermediário, já que os usuários têm acesso às informações e as transmitem diretamente. Como tudo é feito de maneira digital, também não são necessários documentos físicos, diminuindo a quantidade de papelada.

 

4 – Onde essa tecnologia pode ser usada?

O potencial dos blockchains é diverso, envolvendo setores como financeiro, imobiliário, jurídico e cadeias de produção de áreas variadas. Eles se aplicariam a qualquer transação ou contrato que precisa que a identidade dos envolvidos seja verificada, assim como o cumprimento dos termos. Por exemplo, a tecnologia permite a criação de invoices que pagam fornecedores assim que uma remessa é recebida. Uma empresa também pode indicar, via blockchains, quando um produto foi entregue. Bens de valor podem conter um GPS conectado à tecnologia de blockchain com sua localização sendo atualizada em tempo real. Quando eles chegam ao destino, o pagamento é liberado.

O estudo completo está disponível para download, em inglês, neste link.

 

 

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Projeto mantido por:
Media Partners: