Notícias

Coreia do Sul planeja testes de eficiência da blockchain no setor naval

Usando a tecnologia blockchain, o projeto visa aumentar, entre outras coisas, a transparência entre as partes no processo de envio

 

*Por Criptomoedas Fácil 

 

A  Coreia do Sul planeja realizar testes para verificar a eficiência da tecnologia blockchain no transporte naval de cargas. Segundo o portal de notícias CoinDesk, dois ministérios do governo sul-coreano estão realizando os testes cujo objetivo é trazer novas eficiências à logística marítima.

Anunciado na última terça-feira, 18 de dezembro, o Ministério da Ciência, ICT e Planejamento Futuro do país, junto com o Ministério de Oceanos e Pesca lançaram um projeto-piloto em blockchain para ver se a tecnologia pode ajudar a indústria de transporte de contêineres a tornar-se mais eficiente.

De acordo com informações, os testes serão realizados a partir do próximo ano no porto de Busan, o principal do país. Usando a tecnologia blockchain, o projeto visa aumentar a transparência entre as partes no processo de envio, permitir o compartilhamento de informações em tempo real e, finalmente, melhorar as operações de importação e exportação.

Se o projeto piloto for um sucesso, os dois ministérios esperam expandir a tecnologia blockchain para outros portos e áreas do país.

O projeto de logística marítima é um dos seis que foram anunciados pelo governo sul-coreano em junho. O governo planeja investir US$9 milhões nos seis projetos, mas pode até triplicar esse valor. As outras cinco áreas de investigação, abrangem a gestão da cadeia de fornecimento de carne bovina, gestão aduaneira, votação online, transações imobiliárias e distribuição de documentos eletrônicos transfronteiriços.

“Vamos estabelecer um roteiro para o desenvolvimento da tecnologia blockchain e planejar garantir 90% de integração tecnológica até 2022, em comparação com os principais países do mundo”, disse o Ministério da Ciência, ICT e Planejamento Futuro na época.

No próximo ano, o governo pode realmente dobrar o número de projetos de blockchain no setor público. Além dos projetos lançados pelo governo, o país planeja apoiar pelo menos três projetos nacionais de blockchain liderados pela iniciativa privada.

No mês passado, o órgão que rege os advogados sul-coreanos, a Ordem dos Advogados da Coreia (KBA, na sigla em inglês), também pediu ao governo que acelere a introdução de regulamentações para blockchain no país, de modo a ajudar no desenvolvimento a indústria de tecnologia e proteger os investidores.

 

*Matéria escrita por Luciano Rocha e publicada, originalmente no Criptomoedas Fácil.  

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Projeto mantido por:
Media Partners: