Notícias

MeetUp Blockchain Agro discutirá a aplicação de tecnologias disruptivas no setor de Agronegócios

O MeetUp Blockchain Agro contará com a participação de especialistas que compartilharão suas experiências e cases de sucesso

 

No dia 16 de julho acontece o MeetUp Blockchain Agro, promovido pelo Manual Blockchain. Idealizado para ajudar leigos, curiosos, empresas e investidores do setor de agronegócios a compreenderem os benefícios e conceitos da tecnologia Blockchain, o encontro é fruto de uma parceria com a Ahoy! Berlin, espaço de inovação e coworking.

Para mostrar como o Blockchain pode ajudar a transformar o mercado de Agronegócios e a forma dos indivíduos conviverem e fazerem negócios, o MeetUp contará com a participação de renomados especialistas, que compartilharão suas extensas experiências no assunto com muita didática e disposição para disseminar o tema.

A procura por inovações disruptivas no setor de agronegócios é intensa. E um dos motivos para isso é a pressão dos próprios consumidores brasileiros, que estão cada vez mais exigentes com relação à transparência no processo de produção”, afirma Alex Correa, CEO e fundador do Manual Blockchain.

 

Um exemplo é recente a utilização de tecnologias como o Big Data, que permite aos produtores rurais tomar decisões mais precisas e de forma mais ágil, otimizando o uso de recursos. Serão apresentados casos de sucesso, além de desafios e oportunidades no campo.

O evento vai discutir como as inovações no campo serão determinantes para o aumento da produtividade em todo o mundo, mostrando por que o Brasil deve se posicionar como o celeiro do mundo, com uma agricultura estruturada e sustentável.

Entre os palestrantes, está Daniel Latorraca, superintendente no Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária. Ele abordará a visão atual do setor de Agronegócios frente à era 4.0 e como esse novo momento vai transformar o campo nos próximos anos, por meio de estudos de caso e apresentação de pesquisas que trazem as principais dores deste mercado. “Entre os principais gargalos, podemos citar a conectividade e os altos custos”, afirma ele. Outro ponto a ser levantado por ele é como a transparência garantida pelo Blockchain pode apoiar na comercialização e financiamento dos produtos, considerados uma dificuldade relevante do setor.

A advogada empresarial Amanda Lima, consultora para negócios em blockchain e criptomoedas e vice-presidente da Comissão de Direito da Inovação e Startups da OAB/RN, também marcará presença no evento como palestrante. Ela falará sobre a tecnologia Blockchain aplicada à Cadeia de Suprimentos e como o mercado de Agronegócios pode aproveitar novas oportunidades em tecnologia, desde recurso contratual a otimização de procedimentos, com exemplos de casos de estudo, como o da IBM, utilizando DLT para agregar valor a este setor.

Existe um mar de soluções a ser explorado pelo mercado Agro no Brasil, uma vez que ele é tradicionalmente muito conservador. Vamos discutir como é possível tirar proveito das inovações digitais que já ganharam espaço em outros setores”, explica a especialista. “Nosso objetivo é levar conhecimento sobre o conceito do universo Blockchain e tecnologias aplicadas, gerando engajamento e experiências ao público brasileiro”, finaliza.

 

Tecnologia Blockchain

O Blockchain é uma tecnologia de base, capaz de reunir outras tecnologias para oferecer um registro de transações, distribuídas em diversos pontos – que podem ser qualquer pessoa ou iniciativa que se dispõe a baixar o software deste protocolo. O objetivo é propagar as transações sem a necessidade de uma prévia autorização para realizar essa tarefa, ou seja, todos podem fazer isso.

A validação das transações ocorre por meio do conceito de “consenso distribuído”, quando todos os pontos da rede que fazem essa verificação concordem que as transações são legítimas e foram de fato realizadas.

O uso desta e outras tecnologias será desmistificado durante o evento.

 

Serviço: MeetUp Blockchain Agro

Quando: 16 de julho

Horário: às 19 horas

Local: Ahoy Berlin (Av. Prof. Manuel José Chaves, 291 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP)

Para fazer sua inscrição, acesse este link.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Projeto mantido por:
Media Partners: