Notícias

Como declarar suas criptomoedas no Imposto de Renda da Pessoa Física

Advogadas ensinam passo a passo como preencher a DIRPF 2019-2020 com informações de operações criptomoedas

 

Criptomoeda e gráfico de ações em tablets.

Dia 02 de março iniciou o prazo para envio da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física. Para a Receita Federal, as criptomoedas são consideradas ativos para fins tributários inclusos na categoria “bens” e, portanto, devem ser declarados suas transações e estoque acumulado até 31 de dezembro de 2019.

É importante diferenciar essa declaração de ajuste anual daquela declaração mensal exigida pela Instrução Normativa nº 1888/19, na qual devem ser informadas todas as transações que somem R$ 35 mil ao mês, tais como: compra, venda, permuta, doação, dação em pagamento, cessão temporária, emissão e outras operações que impliquem transferências destes ativos.

Para simplificar o entendimento das obrigações de declarar, as advogadas Emília Campos e Tatiane Praxedes, sócias do Malgueiro Campos Advocacia, uniram suas experiências na criptoeconomia em um curso inédito sobre regulação e tributação cripto.

Com linguagem acessível e passo a passo simplificado, o curso online de curta duração está disponível na plataforma Udemy e é direcionado a todos aqueles que possuem ou transacionaram criptoativos em 2019 e que, portanto, são obrigados a declarar os saldos à Receita Federal e demais interessados.

Além de conter noções introdutórias sobre os tipos de criptoativos, o curso é composto por vídeo aulas que respondem às principais dúvidas sobre como declarar e quais as diferenças entre a Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física e a declaração obrigatória de criptoativos segundo a Instrução Normativa nº 1888/19 da Receita Federal.

Existem capítulos específicos com o passo a passo para preenchimento de dados de aquisição e ganhos com criptoativos, assim como os documentos/registros necessários como forma de comprovação. O conteúdo do curso esclarece também como declarar transações P2P e as criptomoedas adquiridas por mineração.

As inscrições estão disponíveis no site da Udemy. Os inscritos receberão material bônus para download.

 

Serviço:

Como declarar criptoativos no Imposto de Renda da Pessoa Física

Curso online de curta duração
Inscrições no site da Udemy

 

Curadoria e tutoria

Emília Campos é advogada especialista em direito digital, autora do livro Criptomoedas e Blockchain – O Direito no Mundo Digital, da Editora Lumen Juris. Colaborou na redação do Projeto de Lei nº 2303/15 sobre a regulamentação das criptomoedas no Brasil. Palestrante influente em eventos do segmento de criptoeconomia.

Tatiane Praxedes é advogada tributarista, atuante no mercado de fintechs. Assessora pessoas físicas e jurídicas na Declaração do Imposto de Renda. Também palestrante em eventos do segmento de criptoeconomia.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Projeto mantido por:
Media Partners: