Notícias

Blockchain aparece em relatório anual de tendências tecnológicas da empresa do “Big Four” Deloitte

*Por Cointelegraph

 

blockchain é apresentada como uma tecnologia disruptiva no relatório “Tech Trends 2019” publicado pela empresa do “Big Four” da auditoria e da consultoria Deloitte em janeiro.

De acordo com um artigo do relatório, “um networking avançado é o herói não reconhecido de nosso futuro digital” e a blockchain é citada como parte dele. O relatório – que menciona a palavra “blockchain” 25 vezes – observa que a blockchain está entre as tecnologias cuja importância está crescendo rapidamente e ainda está em vias de adoção em massa.

A pesquisa também cita uma projeção da International Data Corporation (IDC) do ano passado que afirma que os gastos mundiais com soluções blockchain atingirão US $ 9,7 bilhões em 2021. Outra previsão da IDC é que os gastos chegarão a 11,7 bilhões de dólares em 2022.

O relatório anual também observa que o fato de a blockchain estar “englobando tanto o mindshare quanto o investimento é notável, considerando que há alguns anos a palavra “blockchain” era conhecida apenas por sua relação com criptomoedas”. Os autores explicam sua opinião sobre a natureza e implicações da blockchain. :

“Hoje, blockchain significa confiar no que a web era para a comunicação: uma tecnologia profundamente disruptiva que transforma não apenas os negócios, mas a forma como os humanos realizam transações e se engajam”.

O relatório da Deloitte prevê que a blockchain deve se desenvolver no ano que vem, dizendo que “provavelmente veremos avanços em gateways, camadas de integração e padrões comuns nos próximos anos“. Para aplicações de criptomoeda, os pesquisadores esperam algoritmos de prova de participação (PoS – proof-of-stake) – uma maneira menos computacional para verificar transações que não depende de mineração – para resolver problemas de escalabilidade e custos de transação.

Como a Cointelegraph reportou em outubro do ano passado, a Deloitte delineou cinco áreas básicas nas quais a tecnologia blockchain precisa se desenvolver para alcançar uma adoção generalizada.

Os cinco obstáculos citados para a adoção da tecnologia são: possibilidade de operações demoradas, falta de padronização, altos custos e complexidade das aplicações blockchain, incerteza regulatória e também a ausência de colaboração entre as empresas relacionadas à blockchain.

O ponto de vista da Deloitte está aparentemente em contraste com as ideias da grande empresa de consultoria financeira McKinsey & Company que – como foi informado pela Cointelegraph recentemente – acredita que há pouca evidência de casos de uso práticos para a blockchain.

 

*Texto escrito por Adrian Zmudzinski e publicado originalmente no portal Cointelegraph

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Oferecimento:
Projeto mantido por:
Media Partners: