Artigos

Logística 4.0: blockchain no transporte

Conheça algumas estratégias e problemas de negócio do setor de logística que Blockchain pode ajudar a resolver

 

Os termos eficiência e disrupção estão em todos os discursos e apresentações. Desde palestras de estratégia de negócio até de coaching motivacional, estas palavras ressoam em todos os alto-falantes. Mas o que representam e quais são os benefícios concretos aplicados a estratégia da logística?

Desde 2017 as empresas estão se transformando para Indústria 4.0. Hoje, mais do que ganhar mercado e ampliar o market share, as empresas têm foco na eficiência operacional, expansão mediante parcerias estratégicas e integração sistêmica.

O objetivo de virar 4.0 é a de ganhar, não só uma posição de competência e competitividade, mas também de expansão no mercado, alavancada pelas novas tecnologias. Hoje iremos conhecer as estratégias e problemas de negócio que Blockchain vem a resolver.

Blockchain é uma plataforma que conecta organizações e sistemas aplicando políticas e regras de negócio de maneira automatizada. A plataforma garante a imutabilidade da informação e a aplicação automatizada de políticas mediante contratos inteligentes. A privacidade também é garantida graças a criptografia, assim como a transparência transacional mediante um consenso sistêmico envolvendo todos os participantes da rede.

Em uma cadeia de suprimentos de insumos, o Blockchain registra cada transação do ciclo de vida deste item, incluindo toda a gestão logística, integrando e automatizando rapidamente todos os processos entre as empresas.

Mas como aplicamos isto nos problemas de logística? Vamos entender esta capacidade com exemplos práticos.

 

Formalização de acordo e transparência na negociação

 

Problema de negócio

Precificação é um problema, e ainda maior quando depende de uma variedade de fatores. Ainda, a falta de controle no fluxo de aprovação e rastreabilidade, dificultam a auditoria para contas a pagar/ receber. Este problema operacional gera questionamentos de custos difíceis de justificar.
Para piorar a situação, a falta de integração sistêmica e de processos, gera um aumento de capital humano que deve lidar com a comunicação entre as partes por conta da diversidade e a falta de formatação da informação entre fornecedores e clientes.

Solução

Uma solução com Blockchain integra todos os processos corporativos. Os pedidos podem ser feitos desde um sistema de estoque ou reparos e injetado direto na transportadora, atualizando um sistema, gerando um registro no Excel ou até enviando um SMS. Contratos inteligentes automatizam todos os processos de negociação, atualizando e calculando valores de fretes conforme as tabelas negociadas. Blockchain também registra exceções e aprovações das conformidades mediante certificados digitais.

Benefícios

A integração que Blockchain oferece aumenta a eficiência operacional, reduzindo o risco de perda financeira, a complexidade sistêmica, o tempo de execução dos processos e estandardizando a informação.

 

Rastreabilidade da carga

Problema de negócio  

A falta de visibilidade integrada e em tempo real de uma carga aumenta riscos e custos nos serviços prestados pela seguradora, gestora logística, transportadora e gestora de risco. Consequentemente, aumenta o custo total da carga por conta de erros de operação na estimativa do arribo e recepção da carga.

Solução

Blockchain integra os sistemas das transportadoras, gestora de risco, seguradora, gestora logística, camião, carga e cliente em uma rede comercial sem a necessidade de aquisição de uma aplicação monolítica e de alto custo. Todos os envolvidos poderão contribuir e repassar informações críticas referente a essa carga de maneira integrada com seus sistemas de origem, por mais simples que sejam.

Benefícios

  • Diminuição de risco, tempo e custo na gestão da carga;
  • Visão ponta-a-ponta do ciclo de vida da carga;
  • Ganho de eficiência e gestão de cargas com demandas especificas como temperatura ou movimento;
  • Processo integrado nativamente com a cadeia de suprimentos; a própria carga, efetua a emissão da nota fiscal, registro de assinatura de canhoto e atualização de estado em sistemas de estoque.

Fraude

Problema de negócio

Fraude é um problema em todas as indústrias. Falta de controle e rastreabilidade da carga, aumenta riscos de fraude na operação. Um exemplo é fraude de gasolina ou da própria carga. Segurança é outro fator que deve ser levado em consideração para diminuir riscos de roubo ou sequestro.

Solução

Sensorização no veículo e uso de câmeras internas podem ser conectados no Blockchain para que os contratos inteligentes possam tomar decisões automatizadas. Exemplo: um sensor no tanque de gasolina acusará ao contrato inteligente o nível de preenchimento do tanque, disparando ações preventivas, regulatórias e de auditoria.

Para aumentar a segurança, uma câmera com um algoritmo de visão computacional, registrará o comportamento físico do condutor registrando, por exemplo, características de cansaço (olhos, bocejo). O envio dessa informação para um contrato inteligente dentro do Blockchain servirá para que sejam tomadas as devidas precauções ou ações de mitigação de maneira automatizada.

Benefícios

Blockchain aumentará a confiança do serviço prestado graças a normalização da informação vinda de fontes como sensores, câmeras ou celulares e conectando essa informação para execução de ações corretivas imediatas ou até acionando dispositivos internos do veículo para prevenção.

 

Conclusão

A forma como a logística opera será profundamente impactada pelo Blockchain, transformando a maneira de transacionar bens. Blockchain oferece integração, rastreabilidade e transparência sem precedentes, diminuindo custos, riscos e tempo de operação.

Bernardo de Souza Madeira

é um experiente arquiteto de sistemas e consultor com um histórico de prestação de serviços de qualidade no multi-setor. Possui vasta experiência em gestão de conteúdo, tecnologias cognitivas e transacionais, se envolvendo desde o desenho até o desenvolvimento e implementação da solução. Hoje, é especialista certificado na plataforma Blockchain e fundador de Interchains, empresa especializada em consultoria técnica de de processos na implementação desta tecnologia.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Oferecimento:
Projeto mantido por:
Media Partners: