Artigos

2017 foi o ano do ICO. E agora, onde devo investir?

Em 2017 os investidores conseguiram repetidamente retornos superiores a 1.000% simplesmente comprando moedas na ICO e holding(mantendo) por alguns meses; IOTA, Nano, Verge, Storj, Omisego e Antshares (agora NEO) só para citar alguns. Com o financiamento dos ICOs caindo 70% em relação ao pico de janeiro de 2018 e uma quantidade significativa de valorização dos preços já sendo levada em consideração nas últimas ICOs, talvez seja hora de mudar de rumo.

Com os retornos decrescentes dos investimentos em ICOs e um declínio na arrecadação de fundos desde o início do ano, acredito que entender o valor fundamental dos ativos de criptografia nos permite tomar melhores decisões de investimento de médio a longo prazo. Um número de investidores no espaço de ativos de criptografia não escolhe uma estratégia clara, em vez disso, faz movimentos impulsivos e de curto prazo em busca de lucro. Embora isso possa ser lucrativo no curto prazo, acredito que essa abordagem impedirá ganhos de médio a longo prazo.

A maioria dos operadores de Day Trade perde dinheiro, mas se você souber os fundamentos certos, você poderá pelo menos investir em mercados de ativos de criptografia com confiança no lugar da esperança.

Ao configurar sua estratégia de investimento, considere as três etapas a seguir ao criar seu portfólio principal. Essas etapas devem sustentar sua abordagem geral de investimento, mas não defini-la. Certifique-se de fazer sua própria pesquisa sobre cada ativo criptográfico que você escolher colocar em seu portfólio.

Vamos começar:

1. Delinear seu apetite de risco e metas de lucro

Defina seus objetivos e entenda quanto risco você está disposto a assumir, quanto tempo você está disposto a investir seu dinheiro e quanto lucro você espera fazer. Depois de definir esses parâmetros, tudo se resume a disciplina. Remova pelo menos parte do seu investimento inicial depois que as metas de lucro forem atingidas. Isso protegerá seu portfólio em caso de uma queda súbita e imprevista nos mercados (todos vimos isso acontecer!). Se você mantiver esse capital em moeda fiduciária ou em um stablecoin, então você tem dinheiro para investir quando o mercado está em queda de 30 por cento. Você não apenas protegeu seu investimento inicial, mas realmente aumentou seus lucros globais compensando uma perda no restante de sua carteira.

 

2. Estruturar uma carteira de investimentos

Decida o tipo de portfólio que você deseja criar. Que tipo de retorno você está procurando? Quanto risco você está disposto a assumir? Você já considerou que um investimento de alto risco poderia engolir cada dólar que você coloca nele?

Eu sugiro que você divida seu portfólio em três categorias; longo prazo (baixo risco), médio prazo (instável), curto prazo (alto risco). Embora seja tentador adotar a abordagem de alto risco e alta recompensa, também é mais provável que você se queime. Em meu portfólio, aloquei 85 por cento de baixo risco, 10 por cento de risco médio e os restantes 5 por cento em investimentos de alto risco. Lembre-se, o conceito de risco aqui é relativo.

Na realidade, todo o mercado de ativos criptográficos é de alto risco, uma vez que é amplamente não regulamentado e ainda está em seus estágios iniciais. Se você está investindo em ativos de criptografia, considere também investir em outros instrumentos de renda fixa mais estáveis.

 

3. Escolha quais tipos de ativos de criptografia você deseja investir

Como regra geral, procure alguns casos de uso de criptomoeda que estejam próximos de seus interesses pessoais ou experiências de negócios. Embora você não entenda completamente a tecnologia, ficar perto de casa permitirá avaliar os resultados que um determinado projeto está objetivando. Entenda a diferença entre protocolos e tokens. Os protocolos são seus próprios blockchains nativos e suportam sua própria infraestrutura. Os tokens são como aplicativos que ficam no topo dos protocolos, eles são limitados pela infraestrutura do protocolo que eles escolhem para executar.

Embora os ativos criptográficos sirvam vários propósitos diferentes, algumas de suas principais aplicações são como moedas digitais; rastrear procedência em uma cadeia de suprimentos; como plataformas para trocas centralizadas ou descentralizadas; sistemas operacionais para aplicações descentralizadas; um local para armazenar contratos digitais; e para “tokenizar”uma economia, como o comércio de energia peer-to-peer ou o mercado de real state.
Depois de escolher as categorias, você pode escolher moedas de baixo risco, risco médio e alto risco nessas categorias. Isso é para dizer que você acredita no futuro desse setor e quer construir uma abordagem de investimento equilibrado dentro dele. Certifique-se de entender o produto no qual você está investindo. Se você não sabe o que é, por que tem valor ou o que é, NÃO COMPRE.

 

Conclusão:

Durante a volatilidade do mercado, você pode contar com um forte portfólio para obter retornos sólidos no médio e longo prazo. O investimento em ICOs foi extremamente lucrativo em 2017 e pode muito bem apresentar oportunidades este ano também. No entanto, acredito firmemente que o cenário do investimento está evoluindo. Com o financiamento da ICOs caindo 70% em relação ao pico de janeiro de 2018 e uma quantidade significativa de valorização dos preços já sendo levada em conta nas últimas ICOs, os melhores retornos para a segunda metade do ano estão em uma carteira de investimentos bem pesquisada, analisada e adquirida com fundamentos.

CEO da BlockMaster Brasil e CoFundador da BlockImob, uma startup de Tokenização Imobiliária. Engenheiro de produção com especializações em empreendedorismo, e-commerce e marketing digital. Desde 1999 desenvolveu vários negócios online na internet brasileira em parceria com outros grandes empreendedores do mercado, entre eles a primeira operação de e-commerce de perfumes e cosméticos no Brasil. Nos últimos 4 anos dedica-se ao mercado de ativos digitais e Blockchain, contribuindo para o desenvolvimento e disseminação dessa nova tecnologia que provocará uma nova revolução na maneira como as pessoas e empresas realizam transações comerciais e de negócios.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Projeto mantido por:
Media Partners: