Artigos

Reagindo a quedas do mercado Cripto

Como um investidor de mercado de ações de longo prazo, eu já passei por algumas quedas do mercado. Como tudo o que você faz pela primeira vez e muito provavelmente não tem muita experiência, passar pela minha primeira queda de mercado de ações foi doloroso e eu entrei em pânico.

Isso ocorreu em 2008 na crise do Subprime nos EUA.

Eu não comecei a investir em ações sem qualquer conhecimento. Eu estava preparado teoricamente para queda no mercado pois já era investidor de renda variável há oito anos.

Eu conhecia todos os antigos postulados como:

“comprar quando há sangue nas ruas” ou “comprar medo e vender hype” ou talvez como diz Warren Buffet “tenha medo quando os outros são gananciosos e “seja ganancioso apenas quando os outros têm medo”

Mas quando acontece uma grande queda no mercado, existem raras pessoas novas no mercado que tem sangue frio para aguentar. Elas vem isso como uma chance de lucro e até acumulam mais. Infelizmente eu não era uma delas…

Normalmente a maior parte das pessoas(acredito que 80%)reagem da seguinte forma:
Melhor salvar um pouco do que sobrou do que perder tudo.” Eu era um deles.

Essa foi a minha primeira aula dolorosa, mas sem isso eu não aprenderia a controlar meu emocional para ser bem sucedido nos anos seguintes de 2009 a 2018.

É exatamente isso  que está acontecendo agora. O mercado Crypto é muito novo, e existem muitas pessoas sem qualquer experiência em investimentos, que estão entrando em pânico pensando que tudo vai para ZERO. Alguns começam a investir com a crença de que se tornarão milionários de um dia para o outro e quando percebem que isso não está acontecendo e que na verdade estão perdendo dinheiro em vez de ganhar, entram em pânico e vendem suas posições com prejuízo.

Eu nunca fui ganancioso. Nunca quis ganhar milhões de reais a partir de R$1000 de investimento. A chance disso acontecer é a como ganhar na loteria e isso não é para mim.

Minhas ações, onde quase sempre invisto rendem dividendos aristocratas.

Para aqueles que não sabem o que isso significa: as Aristocratas dos Dividendos são ações de empresas que aumentaram seus pagamentos de dividendos por 25 anos consecutivos ou mais. Ou seja, mesmo nas altas e baixas do mercado você continua recebendo dividendos anualmente de 4% a 6%.

Mesmo quando a minha primeira perda aconteceu, eu já tinha esse tipo de ações. Com eles, você não pode se tornar super rico, mas quando o mercado está caindo, eles não estão caindo tanto. A coisa mais importante é que essas ações pagam dividendos consistentemente ano após ano. Mesmo que o mercado tenha uma grande queda, você ainda está ganhando algo. Isso é psicologicamente muito importante e cada queda de mercado é muito mais fácil de lidar e suportar. É por isso que eles são chamados de ações  AGNOS (A Good Night of Sleep) ou “Uma Boa noite de sono”.

AGNOS significa dormir bem à noite.

No mercado de criptografia ainda não há criptos AGNOS como no mercado de ações re rendem dividendos previsíveis anualmente.

Para mim, as criptos AGNOS no mercado de criptografia são aquelas que têm ou terão um futuro caso de uso importante.

Meu portfólio de criptografia é diversificado, mas nem sequer é próximo do meu portfólio de ações. A razão é porque eu compro apenas criptos em que acredito, pois não acredito que mais de 5% a 10% de todos os criptos que existem serão bem-sucedidas.

 

Aqui está o meu portfólio:

BTC – Eu acredito no BTC como você pode ver nos mais de 10 artigos que já escrevi sobre Bitcoin.

ETH – Ether (ETH) é o segundo ativo virtual mais negociado no mundo, perdendo apenas para o bitcoin. A moeda foi criada em 2013, por Vitalik Buterin, a partir de suas experiências com o bitcoin. Ele é também uma plataforma de computação compartilhada e de código aberto. E este é um dos motivos pelos quais eu acredito tanto em sua valorização do Ethereum nos próximos 3 anos.

EOS – Se eles mantiverem as promessas, será uma plataforma de troca de jogos. Dan, o fundador, é um gênio, seus projetos anteriores são ótimos e acredito que a EOS será sua obra-prima. EOS é uma das minhas  maiores participações.

NEO – não é  tão poderoso como EOS, mas poderoso o suficiente para ser bem-sucedido, mais você obtém GAS para segurar NEO. Receita passiva com cripto. Ótimo ?

ADA – Cardano terá um caso de uso semelhante a outras plataformas para o DApp. Crypto world não é Highlander e não há nenhuma regra “pode ​​haver apenas uma” … Creio que vários projetos serão bem-sucedidos e usados ​​e o Cardano é um deles. Potencialmente pode vir a se tornar um cripto de renda passiva.

Estas são as minhas maiores explorações e, ao seu lado, tenho investimentos menores em STEEM, TRX, VERGE e IOTA.

Essa queda no mercado é algo normal e estou usando isso para aumentar minhas participações. Mesmo que o mercado vá mais baixo daqui, não me arrependo. Não é fácil pegar no fundo e eu só fiz algumas vezes na minha vida. A coisa mais importante é investir em projetos de qualidade que o farão dormir bem à noite.

Como Warren Buffet disse: “Melhor investir em uma boa empresa em um preço ruim do que uma companhia ruim a bom preço”

Gostaria de conhecer quais as Criptos AGNOS na sua opinião

Deixo claro que este não é conselho de investimento, é apenas a minha opinião e, se você quiser investir, deve fazer sua própria pesquisa.

CEO da BlockMaster Brasil e CoFundador da BlockImob, uma startup de Tokenização Imobiliária. Engenheiro de produção com especializações em empreendedorismo, e-commerce e marketing digital. Desde 1999 desenvolveu vários negócios online na internet brasileira em parceria com outros grandes empreendedores do mercado, entre eles a primeira operação de e-commerce de perfumes e cosméticos no Brasil. Nos últimos 4 anos dedica-se ao mercado de ativos digitais e Blockchain, contribuindo para o desenvolvimento e disseminação dessa nova tecnologia que provocará uma nova revolução na maneira como as pessoas e empresas realizam transações comerciais e de negócios.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Projeto mantido por:
Media Partners: