Notícias

Porto de Santos busca solução em blockchain e novas tecnologias

*Por Criptomoedas Fácil

A Brasil Terminal Portuário (BTP) juntou-se à ModalGR para lançar sua primeira iniciativa de “inovação aberta” no maior porto da América Latina, o Porto de Santos, e anunciou, de acordo com um comunicado enviado à imprensa, a realização de um hackathon que visa buscar novas soluções tecnológicas para o setor portuário. Entre elas, inciativas baseadas em blockchain, inteligência artificial e IoT podem ser apresentadas.

Batizada por seus idealizadores como BTP Code, a iniciativa consiste em uma maratona na qual os participantes terão 30 horas para elaborar uma solução de um desafio portuário previamente definido. Para participar, os candidatos devem inscrever-se individualmente ou em time. Se a inscrição for individual, o candidato deve indicar qual função quer exercer na maratona. No total, serão selecionados até 100 participantes que formarão 25 grupos multidisciplinares de trabalho de até quatro integrantes.

Durante a maratona, os competidores contarão com a ajuda de mentores – profissionais da BTP e da ModalGR especializados na área relacionada ao desafio – para orientar e tirar as dúvidas sobre o tema proposto ao longo da jornada. Ao final da etapa, os times apresentarão seu projeto à banca de jurados. Os três primeiros colocados ganham prêmios e o grande vencedor leva para casa um Macbook Air e produtos IBM cloud. Os vencedores ainda podem ter a sua ideia implementada no maior terminal de contêineres da América do Sul.

Para a gerente de TI da BTP Fabiana Alencar, “esta é uma excelente oportunidade para fomentar o empreendedorismo, estimulando ideias que nos ajudem a encurtar o caminho rumo à inovação e à modernidade”.

Já o diretor da ModalGR Luiz Simões, acrescenta, “essa é também uma chance, para a ModalGR, de reconhecer talentos capazes de nos apoiar na missão de criar soluções tecnológicas que resultem em ganhos de eficiência para nossos clientes operadores portuários”.

O desafio de negócio foi escolhido em conjunto pela liderança da BTP e será lançado dias antes da maratona por meio de um webinar com os participantes. O diretor de operações da BTP Marcio Guiot confirma o entusiasmo do time BTP com a realização deste primeiro hackathon.

“Inovação está em nossa marca, e o time BTP segue sempre em busca de ideias que impulsionem nosso negócio na direção da excelência. Acreditamos que neste evento reconheceremos pessoas que, assim como nós, estão igualmente interessadas e focadas em resolver problemas reais do negócio e criar novas soluções para o futuro do segmento portuário.”

O pré-lançamento do desafio de negócio do BTP Code acontecerá durante a Intermodal – feira internacional de logística que acontece em São Paulo entre os dias 19 e 21 de março –, e os candidatos que visitarem o estande da BTP terão ainda a oportunidade de conhecer bem de perto todo o fluxo operacional do terminal, por meio da imersão em realidade virtual, com o uso do óculos 360º recentemente lançado pela empresa.

A maratona conta com o apoio da UNIP Santos, incentivada pelo diretor regional da universidade, Profº Dr. Edison Monteiro, e será realizado nos dias 6 e 7 de abril, no campus Rangel Pestana (unidade Santos). O diretor de assuntos corporativos da BTP Joel Contente reforça a expectativa com a realização deste evento dentro da universidade:

“Queremos ver não somente os profissionais e empreendedores, como também toda a comunidade universitária da nossa região participando ativamente desse processo colaborativo. Para nós, da BTP, ter a UNIP como parceiro é motivo de orgulho, pois são os responsáveis por formar parte dos jovens que conduzirão nosso porto amanhã.”

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 31 de março. No site, é possível efetivar a inscrição, além de consultar o regulamento completo, calendário do evento e premiação. Não há taxa de inscrição. As inscrições também poderão ser feitas presencialmente, durante a feira Intermodal nos dias 19, 20 e 21 de março, nos estandes da BTP e da ModalGR.

Confira o cronograma completo

Inscrições: até 31/03

Pré-lançamento do desafio: 19, 20 e 21/03 no estande da BTP na Intermodal e nas plataformas digitais

Warm-up (esquenta) com mentores: 03/04 via webinar

Maratona: 06 e 07/04 na Unip – Campus Rangel Pestana, Santos.

*Matéria escrita por Cassio Gusson e publicada originalmente no portal Criptomoedas Fácil.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Projeto mantido por:
Media Partners: