Notícias

Por que a tecnologia blockchain é tão importante para o mercado

Blockchain é uma tecnologia vista com grande potencial para simplificar a inovação e transformação digital nas empresas, segundo o especialista Cássio Castro

 

Por Gabriel Dias*

corrente de bloco, tecnologia blockchain.

Em 2020, blockchain está na lista das principais tecnologias que transformarão as empresas, negócios e vida humana nos próximos anos. O mundo caminha para o início da 4ª Revolução Industrial, e um dos criadores do conceito Indústria 4.0, o suiço Henrik von Scheel, cita a blockchain como uma das tecnologias que conduziram a transformação digital no planeta.

Apesar de ainda não ser conhecida por boa parte da população brasileira, muitos profissionais estão atuando com a tecnologia e investindo na blockchain em mercados fora da área de finanças.

De acordo com o Gartner, os valores gerados por negócios envolvendo blockchain chegarão a US$176 bilhões de dólares em 2025 e US$3.1 trilhões de dólares até 2030. As possibilidades que a blockchain oferece estão cada vez maiores e as soluções passam a integrar os setores da saúde, judiciário, educação, supply chain, imobiliário e muitos outros.

Um fator positivo da blockchain está no relacionamento com outras tecnologias. Famosa por possibilitar as transações de Bitcoins, hoje, já é possível utilizar blockchain, por exemplo, para aumentar a capacidade de computação em nuvem, segundo Cássio Castro, coordenador do curso de blockchain no IGTI.

Castro também revelou algumas inovações e em qual situação o Brasil está em uso da tecnologia blockchain. Veja a seguir a entrevista que a BlockMaster realizou com professor do Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação.

 

[BlockMaster] Quais são as inovações que a tecnologia blockchain pode trazer para o mercado?

[Cássio Castro] O interessante dessa pergunta é que ela já mostra que o entendimento de que a blockchain vai muito além do Bitcoin está cada vez mais sendo disseminado. A blockchain é uma tecnologia vista com grande potencial para simplificar a construção de soluções que as empresas usarão em sua jornada em busca da inovação e transformação digital.

Com certeza, um dos setores que está olhando muito para a tecnologia é o setor bancário, até mesmo em função do Bitcoin e outras criptomoedas serem um grande caso de sucesso. Além das possibilidades exploradas nesse setor, outra muito comentada é a utilização da tecnologia para rastreamento de alimentos, simplificando para todos os envolvidos a consulta de informações acerca daquele produto. Inicialmente é mais simples viabilizar projetos dessa natureza com produtos de maior valor agregado, pois há maior percepção de valor na rastreabilidade. No entanto, mesmo as empresas que não possuem produtos com alto valor agregado devem estudar a tecnologia para compreender como ela poderia reduzir os custos inerentes ao processo, forma como é feito atualmente. Repare que se a empresa tem no seu roadmap algum projeto de rastreabilidade hoje, é bem provável que exista dúvida sobre começar agora usando soluções já maduras – mas que não usam blockchain – versus buscar soluções que fazem uso da tecnologia – mas que talvez ainda não tenham o grau de maturidade desejado.

 

[BM] Em que “pé” o Brasil está com a tecnologia blockchain?

[CC] O cenário da blockchain no Brasil, por tudo que se ouve, é basicamente de exploração, cada vez mais intensa, das possibilidades que a tecnologia oferece. Algumas empresas estão mais à frente, algumas já anunciaram que estão utilizando a tecnologia em partes de seus negócios, mas quase sempre nas declarações daqueles que estão liderando as iniciativas, há um tom de cautela, de entendimento de como explorar todo o potencial da tecnologia. Como era de se esperar, as empresas têm desenvolvido projetos piloto para testar suas hipóteses, e em caso de sucesso, avançam no processo. O que é preciso dizer, porém, é que claramente o nível de adoção e de estudo das possibilidades tem aumentado muito. Basta buscar por notícias sobre blockchain e veremos que frequentemente surge a notícia de uma empresa que está testando alguma aplicação desenvolvida com base em blockchain. Dito isso, é importante que os profissionais busquem se capacitar e conhecer as possibilidades da tecnologia, pois a percepção é de que muito em breve, vai aumentar a demanda por profissionais que entendam como explorar a blockchain, seja tecnicamente ou sob o ponto de vista de negócio.

 

[BM] Quais oportunidades a blockchain possibilita?

[CC] A tecnologia traz a oportunidade de desenvolvimento de soluções que permitirão transparência na relação entre as partes que negociam um ativo sem necessariamente haver um intermediário. Além disso, toda aplicação voltada para a rastreabilidade é uma grande oportunidade de aplicação de blockchain. Outra oportunidade que a blockchain possibilita, através do uso do que chamamos de contratos inteligentes é que sejam desenvolvidas funcionalidades que serão automaticamente executadas caso certo valor de algum dos dados do bloco seja atingido. Por exemplo, eu posso ter uma regra que diz que um contrato entre duas partes se encerra em uma determinada data. Ao alcançarmos essa data, o contrato é encerrado automaticamente e todas as partes interessadas já ficam cientes de tal evento.

 

[BM] Como blockchain pode se relacionar com outras tecnologias?

[CC] A tecnologia de blockchain pode usar, por exemplo, a computação em nuvem para estender seu potencial. Uma vez que armazenar arquivos em uma blockchain não é algo barato, uma alternativa seria usar serviços de armazenamento para tal função, incluindo nas informações do bloco um código único, que chamamos de hash, que identificaria esse arquivo, tornando possível, dessa forma, garantir que o arquivo em questão é válido.

 

*Jornalista formado no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Analista de Conteúdo no grupo Digitalks, Gabriel também tem experiência nas áreas de jornalismo político. Trabalhou em agências de comunicação e na Câmara dos Deputados. Gosta de produzir conteúdos digitais e foca no Marketing Digital.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Projeto mantido por:
Media Partners: