Notícias

Pode a blockchain se tornar uma realidade para Gestão de Facilities?

Segundo o holandês Erik Jasper, especialista em softwares, o avanço tecnológico revolucionará o mercado de facilities management

 

Por Gabriel Dias*

Erik Jaspers, CTO da Planon, palestrou no Congresso & Expo ABRAFAC
Erik Jaspers, CTO da Planon, palestrou no Congresso & Expo ABRAFAC

A Gestão de Facilities é o gerenciamento de serviços terceirizados de uma empresa e constitui na coordenação de espaços, infraestrutura, pessoas e organizações. O mercado ganha cada vez mais importância dentro das empresas e instituições. Segundo a ABRAFAC– Associação Brasileira de Facilities, o setor movimenta em torno de R$ 100 bilhões por ano.

O holandês Erik Jaspers, CTO da Planon, palestrou no Congresso & Expo ABRAFAC e revelou como a blockchain e outras tecnologias estão mudando a Gestão de Facilities. “O seu sistema de negócio precisa avançar e estar atualizado sobre as tecnologias para atender as exigências atuais. Se você optar por não automatizar os prédios e processos, você será uma pessoa bem ocupada”, apontou o especialista.

De acordo com Jaspers, a tecnologia acelera os trabalhos e retira problemas das pessoas. Porém, o maior desafio é entender qual tecnologia é ideal para o seu negócio e como ela ajudará nos processos. “Não pensem na tecnologia primeiro, pensem no problema que você deve resolver hoje e qual tecnologia vai ajudar”, disse.

O holandês reforçou que é necessário olhar para as tecnologias sob o ponto de vista de como ela pode significar para você, e em um processo de mudança é preciso ir devagar e verificar as oportunidades e vantagens da tecnologia antes de ‘andar para frente’.

 

Blockchain na Gestão de Facilities

“Há muitas tecnologias disponíveis e que podem facilitar o seu negócio. Uma delas é a blockchain”, contou Erik Jaspers.

Para o CTO da Planon, a blockchain foi desenvolvido para fugir das instituições centrais e trazer transparência nas movimentações. Entretanto, agora estão descobrindo várias vantagens oferecidas pelo o uso da tecnologia blockchain. A principal delas para o setor de facilities é a confiança nas transações e acordos.

“Eu preciso de confiança quando eu estou negociando contratos com outras empresas. A blockchain está resolvendo um problema de facilities management quando traz transparência e segurança para todos os envolvidos”, relatou.

 

Implementação de tecnologia nos negócios

Blockchain na Gestão de Facilities
Blockchain na Gestão de Facilities

Jaspers contou que o primeiro passo para escolher a tecnologia certa está em responder duas perguntas: “Onde está o maior problema?” e “O que precisa resolver?”. Depois de descobrir as respostas, o gestor deve se certificar que se tem opções de alternativas e escolher as alternativas simples. “Começa pequeno e vai crescendo. O risco mais baixo permite à equipe caminhar junta para o sucesso”, afirmou.

O holandês revelou que as vezes é melhor dar um passo atrás para caminhar para o futuro. “Comece com algo, torne bem sucedido e vá adicionando alterações e implementações”, concluiu.

 

*Gabriel Dias é jornalista formado no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Analista de Comunicação no grupo Digitalks, Gabriel também tem experiência nas áreas de jornalismo político. Trabalhou em agências de comunicação e na Câmara dos Deputados. Gosta de produzir conteúdos digitais e foca no Marketing Digital.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Projeto mantido por:
Media Partners: