Notícias

Phishing: como não cair em golpes com criptomoedas

Especialistas alertam para mensagens e e-mails falsos que podem resultar em perda de dinheiro

 

Phishing

O fato de ser uma espécie de dinheiro virtual deixa muita gente com o pé atrás para investir em criptomoedas. Entretanto, o mercado é seguro e foi considerado um dos mais rentáveis em 2019. Diversas certificações e medidas de segurança fazem com que as transações aconteçam em um ambiente praticamente invulnerável.

Entretanto, alguns golpes recentes têm deixado os investidores receosos. Para Daniel Coquieri, COO da BitcoinTrade, é totalmente possível fugir desse tipo de ataque. “Há alguns aspectos que podem ser levados em conta e alguns detalhes que, se o investidor prestar atenção, conseguem fugir desses golpes, como o e-mail de origem e o fato de que as exchanges não costumam pedir dados pessoais por mensagem”, explicou.

Phishing vem do termo em inglês que remete a ação de pescar e a ideia dos autores dos golpes é justamente “pescar” dados e informações sigilosas dos investidores, no caso das criptomoedas. O phishing pode acontecer de muitas formas, e por isso é bom estar atento a cada movimentação. “O golpe pode vir por conversas falsas, e-mail que pedem para o investidor clicar em algum link ou até páginas falsas construídas apenas para esse tipo de ação”, complementou o executivo.

Para não cair nesse tipo de ação, o importante é ficar esperto com os links que recebe por e-mail. Cheque que tipo de informação está sendo solicitada e se é necessário realizar algum tipo de login. Além disso, observar a forma como o e-mail foi redigido pode parecer um ato simples, mas muitas vezes mensagens de golpe contém erros e são mal escritas.

Outro ponto é manter em mente que corretoras jamais vão pedir dados e senhas por mensagens ou e-mail. “Muitas vezes, ao ver o nome da empresa, o consumidor entende que está tudo bem se passar certas informações, mas vale ressaltar que é uma prática não comum a companhias sérias do mercado”, reforçou Coquieri.

Assim como as pessoas vão se atentando mais aos possíveis golpes, os hackers também evoluem em suas iniciativas, por isso, manter-se bem informado sobre o que está acontecendo no mercado e nunca informar os dados para ninguém são dicas de ouro. “Tão importante quanto a segurança e robustez da exchange, é a forma como os clientes cuidam das suas próprias informações de segurança, finalizou o COO da BitcoinTrade.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Projeto mantido por:
Media Partners: