Notícias

Grupo de inovação em blockchain de Moscou precisa de mecanismo de propriedade intelectual, diz especialista

*Por Cointelegraph

 

O grupo de inovação em blockchain baseado em Moscou precisa de um mecanismo pra avaliar a propriedade intelectual, de acordo com o fundador da plataforma blockchain Universa.io, Aleksandr Borodich. As declarações de Borodich foram publicadas pela agência de notícias russa TASS em 15 de fevereiro.

Os planos do lançamento do grupo de inovação em blockchain são para a metade de 2019, e foram inicialmente anunciadas pelo governo municipal de Moscou mais cedo neste mês. A plataforma planejada para a inovação em TI da cidade irá unir várias entidades de tecnologia e negócios para buscar potenciais parceiros, assim como aprender sobre seus produtos e equipamento.

Para Borodich, um hipotético mecanismo para avaliação da propriedade intelectual irá facilitar o financiamento de potenciais invenções. Falando para o Fórum de Investimento Russo em Sochi, Borodich disse:

“Se conseguirmos desenvolver expertise —  dentro do framework do grupo – que nos permita avaliar a propriedade intelectual, nós (os investidores) poderemos investir tranquilamente em invenções.”

Uma filial do conglomerado high tech russo Rostec, o National Center for Informatization (NCI), firmou parceria com a plataforma blockchain Vostok.  Os parceiros irão desenvolver “competências para a implementação de tecnologia blockchain a nível minicipal, regional e federal”.

Também nesta semana, a companhia de logística de carga russa Baltika anunciou que irá desenvolver um sistema blockchain batizado de Edge.Port para os portos em que opera. A rede irá supostamente permitir aos participantes estocar toda a documentação necessária em uma blockchain. Todos os serviços do porto, incluindo estacionamento de embarcações e aluguel de rebocadores, poderão ser pedidos e rastreados online pelo sistema, diminuindo os trâmites burocráticos.

Mais cedo neste ano, o Serviço Federal Russo para Supervisão nas Áreas de Educação e Ciência (Rosobrnadzor), anunciou que também irá implementar tecnologia blockchain nos principais testes de graduação do país.

 

*Matéria escrita por Ana Alexandre e publicada originalmente no portal Cointelegraph.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Oferecimento:
Projeto mantido por:
Media Partners: