Notícias

Gartner: Blockchain vai transformar a maioria das indústrias nos próximos 10 anos

A gigante de gestão de serviços de tecnologia da informação Gartner previu que blockchain será transformadora para a maioria das indústrias nos próximos 10 anos

 

Por Cointelegraph Brasil

indústrias

A Gartner deu as declarações em um comunicado, juntamente com a pesquisa 2019 Hype Cycle for Blockchain, publicada em 12 de setembro.

 

Adoção de blockchain em “algum nível” nos próximos 3 anos: CIOs

O relatório Hype Cycle diz que fornece “uma visão geral de como os recursos de blockchain estão evoluindo de uma perspectiva de negócios e maturidade em diferentes setores”.

O vice-presidente de pesquisa da Gartner David Furlonger disse:

“Embora ainda não tenham certeza do impacto que a blockchain terá em seus negócios, 60% dos CIOs na Pesquisa de Agenda de CIO do Gartner 2019 disseram que esperavam algum nível de adoção de tecnologias blockchain nos próximos três anos. No entanto, a infraestrutura digital existente das organizações e a falta de governança clara da blockchain estão limitando os CIOs a adotarem o valor total das blockchains.”

Os dados mostram como o mercado mudou em comparação com a pesquisa da Gartner publicada em maio do ano passado, quando apenas 66% dos CIOs tinham conhecimento sobre blockchain, mas apenas 22% planejavam usá-la.

 

Adoção de blockchain por diversas indústrias

Segundo o comunicado, quase 18% dos CIOs de serviços bancários e de investimento dizem que adotaram ou planejam empregar alguma forma de tecnologia blockchain nos próximos 12 meses. Outros 15% planejam fazê-lo nos próximos dois anos.

Furlonger comentou:

“Nós enxergamos a blockchain em várias áreas-chave em serviços bancários e de investimento, focados principalmente em livros de registro autorizados. […] Também esperamos desenvolvimentos contínuos na criação e aceitação de tokens digitais. No entanto, é necessário concluir um trabalho considerável em áreas não relacionadas à tecnologia. ”

A Gartner também destaca que a indústria de blockchain tem recebido soluções que permitem que “os usuários criem seus próprios tokens para apoiar o design da concorrência e para permitir o comércio de bens virtuais”.

Outro executivo de pesquisa da Gartner, Christophe Uzureau, observou:

“Os altos volumes de usuários e a rápida inovação tornam o setor de jogos um campo de testes para a aplicação inovadora de blockchain. É o lugar perfeito para monitorar como os usuários pressionam a adaptabilidade dos componentes mais críticos da blockchain: descentralização e tokenização. ”

Finalmente, a Gartner diz que a blockchain está sendo usada no varejo para serviços de rastreamento, proteção contra falsificação, gerenciamento de inventário e auditoria. O relatório ainda observa que o potencial máximo será alcançado apenas quando a blockchain for combinada com inteligência artificial e a Internet das coisas.

 

Tokenização e descentralização são as chaves

Ao final, o relatório destaca que a blockchain pode transformar modelos de negócios em todos os setores, mas apenas se estas empresas adotarem ecossistemas completos de blockchain. O autor conclui:

“Sem tokenização e descentralização, a maioria dos setores não verá o valor real dos negócios”.

Como o Cointelegraph publicou recentemente, de acordo com pesquisas recentes, o mercado de dispositivos blockchain deverá crescer 42,5% em taxa composta de crescimento anual até 2024.

Matéria escrita por Adrian Zmudzinski e publicada originalmente em Cointelegraph Brasil.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Oferecimento:
Projeto mantido por:
Media Partners: