Notícias

[Fórum Blockmaster] Como o blockchain está mudando o mundo

O investidor-anjo e empreendedor serial, Bernardo Quintão, revelou no Fórum Blockmaster 2019 as vantagens da blockchain no sistema monetário e no mercado de capitais

 

Por Gabriel Dias*

O sistema monetário está em transformação. A nova economia digital modifica de vez as colunas antes tão concretizadas nos ambiente financeiros. A tecnologia blockchain é uma das responsáveis por essa mudança e traz para as pessoas autonomia, segurança, liberdade e distribuição de poder em diversos setores. Segundo Bernardo Quintão, co-fundador na Liquia Digital Assets e empreendedor serial, com o avanço das criptomoedas e blockchain, os cidadãos dependerão cada vez menos de bancos centrais.

O mercado de capitais também é um dos setores em que já ocorre tal mudança, mercado este em que já se negociam ações e dívidas em ambientes mais dinâmicos e menos centralizados. Avanços advindos do uso da blockchain, como a confiança e autoridade, permitem a descentralização e conquistam adeptos de forma crescente. “Devemos deixar a tecnologia trazer mais simplicidade”, apontou Quintão.

 

Bernardo Quintão falando sobre blockchain, no Fórum Blockmaster 2019.

 

Em relação à crypto e blockchain, o mundo está em uma transição do mercado inicial que contou com o Bitcoin e ICOs e caminha para o desenvolvimento da segunda era, que contará com moedas globalizadas, sendo a Libra um exemplo, e ativos digitais.

“O blockchain está saindo de um mercado de entusiastas (early adopters) e caminhando para o early majority. O mercado de blockchain está cada vez mais fácil e seguro”, afirmou Bernardo Quintão.

 

Novo paradigma

O mercado de capitais está ficando mais globalizado e acessível para emissores e investidores, segundo o fundador da Liquia Digital Assets. “Os ICOs foram um grande faroeste, mas os ICOs mostraram que é possível fazer capacitações globais. Agora está na hora de aprimorar isso para deixar mais seguro, criar leis e desenvolver um mercado mais globalizado”, disse Quintão, que citou os casos de security tokens como exemplos de segurança e acessibilidade.

Com a globalização, os investidores e participantes do mercado podem acessar uma gama maior de investimentos.

“Agora um investidor brasileiro pode acessar, administrar e colher os frutos de uma startups chinesas por exemplo”, revelou Bernardo Quintão. “O acesso está mais simples e as informações ajudam a conhecer outros mercados no mundo para investir”, completou.

Segundo Quintão, a blockchain traz além da diversidade geográfica, uma série de benefícios em cascata. Assim, a tecnologia permite o aumento de plataformas e mercados, e ativos mais líquidos, com menos riscos e diversificados.

 

Futuro do blockchain e moedas digitais

Bernardo Quintão contou no Fórum Blockmaster 2019 que ficou obcecado pelo projeto da Libra (criptomoeda baseada em blockchain) quando descobriu. “A Libra tem um potencial para ser a segunda maior moeda do mundo e no futuro talvez a primeira”, revelou. Porém, com os constantes ataques do congresso americano e baixa credibilidade do Facebook, a Libra perdeu força e confiança.

Mas para Quintão, não vai demorar até que criem uma moeda globalizada.

“O Facebook perdeu o timing com a Libra, mas alguém vai fazer uma staplecoin com distribuição global. Amazon, Google e Facebook são as fortes candidatas a serem o primeiro banco central do mundo”, afirmou Quintão.

Portanto, o investidor acredita que a criação dessas moedas globais trará vantagens como transparência e confiança. Além de funcionar como forma de inclusão em todo o mundo. “Um terço da população mundial não tem acesso à conta bancária. A Libra vem para democratizar isso. A moeda ainda é importante para acesso à produtos globais pois evita câmbios de moedas”, alegou Quintão.

*Gabriel Dias é jornalista formado no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Analista de Comunicação no Digitalks, Gabriel também tem experiência nas áreas de jornalismo político. Trabalhou em agências de comunicação e na Câmara dos Deputados. Gosta de produzir conteúdos digitais e foca no Marketing Digital.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Projeto mantido por:
Media Partners: