Notícias

Blockchain – O que é esta tecnologia por trás do Bitcoin?

Por NovaDAX

tecnologia

Blockchain: o que é, afinal? Se você está ligado no mundo do Bitcoin e das demais criptomoedas, certamente já ouviu falar desse sistema. Essa é a tecnologia responsável pela estrutura dessas moedas digitais, mas ainda gera muitas dúvidas sobre o seu conceito e funcionamento.

Quer entender o que é blockchain e como ele atua no desenvolvimento de criptomoedas? Então não deixe de conferir este artigo que a NovaDAX preparou para você!

 

Blockchain: o que é, então?

As criptomoedas existem apenas na esfera digital, de modo que não é possível obtê-las na versão física. Portanto, foi necessário desenvolver uma tecnologia que pudesse armazenar todas as suas informações e mantê-las seguras dentro desse espaço.

Desta forma, todos os dados ficam gravados no blockchain da moeda digital. Trazendo para o campo físico, é como esse ele fosse o livro contábil da criptomoeda, responsável por registrar todas as transações realizadas.

Ele é usado principalmente pelo Bitcoin, mas não é exclusivo. O seu sistema também é útil para as demais criptomoedas, além de ser uma tecnologia de proteção contra fraudes em transações digitais, de um modo geral.

 

Como funciona o blockchain?

O nome “blockchain” vem do inglês “block” (bloco) e “chain” (cadeia), o que já sugere, em parte, como é o seu funcionamento. Esses blocos são reunidos, sendo que cada um deles tem a função de armazenar parte das informações, formando uma cadeia de dados criptografados.

Isso acontece para que todo o conteúdo não fique gravado em apenas um lugar. Assim, para acessar toda essa informação é preciso analisar toda a cadeia. É dessa forma que esse sistema consegue garantir a segurança nas transações no meio digital.

A ligação entre os blocos acontece por meio de um hash, que é um código, ou assinatura, desenvolvido para facilitar essa conexão.

Essa transação não acontece sozinha, sendo necessário que um profissional encontre os códigos para conseguir montar a sua própria cadeia de blocos. Este é um processo conhecido como mineração e é a principal forma de conseguir encontrar criptomoedas que ainda não foram colocadas em circulação no mercado financeiro.

Por meio de cálculos complexos e com o uso de computadores potentes, os mineradores precisam encontrar o hash, pois ele é a chave que fará a conexão entre os blocos. Uma vez encontrado e autenticado, essa blockchain se torna uma moeda e o profissional ainda ganha uma quantia adicional como recompensa.

Matéria publicada originalmente em NovaDAX.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Projeto mantido por:
Media Partners: