Notícias

Blockchain e Plataforma de rastreamento e autoatendimento para negócios é lançada em Davos

Pinos de GPS com ícones de sinal mostrando localização. blockchain.

Os consumidores estão mais preocupados do que nunca com os impactos sociais e ambientais dos produtos que compram. Quase 90% gostaria que as grandes marcas os ajudassem a ser mais ecológicos e éticos. A tecnologia Blockchain oferece uma maneira de mostrar sustentabilidade e práticas ambientalmente amigáveis, mas blockchain privado não atende à crescente demanda de transparência do cliente.

No dia 24 de janeiro, o Fórum Econômico Mundial está anunciou a primeira plataforma de rastreabilidade pública e neutra feita em blockchain, capaz de visualizar dados da cadeia de suprimentos de várias empresas e fontes de informação. Isso visa ajudar as empresas de todos os setores a responder às demandas dos consumidores por produtos mais éticos e sustentáveis.

Até o momento, as próprias empresas publicaram esses dados automaticamente ou confiaram em fornecedores de soluções blockchain para fazê-lo. A plataforma piloto resultante dessa iniciativa, no entanto, pode consumir dados de blockchain de várias fontes de informação e visualizá-los em um site neutro.

Tudo isso foi criado em colaboração com Everledger, Lenzing Group, TextileGenesisTM e o Centro de Comércio Internacional. O ITC, entidade da ONU com membros universais por mandato, organizou tudo através do seu Mapa de Sustentabilidade (sustentabilidademap.org). Dessa forma, o ITC pode garantir de todas as partes, que seus dados não serão compartilhados externamente e que dados confidenciais podem ser guardados em datacenters da ONU, beneficiando-se da neutralidade da Organização, bem como de suas imunidades e privilégios.

Os parceiros, integrados com a habilidade do Fórum de acelerar e amplificar iniciativas público-privadas, permitem que a plataforma seja neutra e segura, encorajando a colaboração intersetorial e utilizando os setores públicos e privados para moldar o futuro da cadeia de suprimentos rastreável, transparente e sustentável.

“Cadeias de suprimentos transparentes estão acontecendo”, disse Francisco Betti, Head de fabricação e produção avançada do Fórum Econômico Mundial. “Para auxiliar as empresas a responder às demandas dos consumidores e não ficar para trás, nós construímos a primeira plataforma que trabalha em todos os setores para interpretar dados das soluções de blockchain de diferentes fornecedores. Nós esperamos que isso estimule a adesão e encorajamento das empresas em se juntar e co-projetar o escopo técnico, bem como a forma como lidamos com as questões difíceis sobre privacidade e como conectamos os mundos físico e digital”.

 

 

Consumidores e empresas têm interesse em tornar as cadeias de suprimentos mais transparentes, mas carecem de uma plataforma confiável e neutra, onde as empresas possam visualizar publicamente os dados da cadeia de suprimentos capturados em registros distribuídos.

Em breve, tais visualizações serão cobertas com os outros bancos de dados do ITC, permitindo que os usuários tenham uma visão abrangente do fluxo de mercadorias e outros indicadores, além de certificações ambientais e sociais dos parceiros da cadeia de suprimentos.

“A fim de colocar a economia circular em pauta, a tecnologia precisará oferecer mais confiança, transparência e rastreabilidade, por isso é fantástico ver um número crescente de iniciativas voltadas a esses objetivos”, disse Leanne Kemp, CEO da Everledger. “É vital que organizações de alto nível, como o Fórum Econômico Mundial e o ITC, defendam práticas desse tipo e exijam maior colaboração e coordenação entre instituições internacionais relevantes e diferentes partes da indústria”.

“Como os consumidores estão mais conscientes e engajados do que nunca sobre os impactos sociais e ambientais do vestuário que compram, a transparência é essencial para lidar com suas preocupações. O Lenzing Group usa a tecnologia blockchain para maximizar a rastreabilidade digital das fibras, contribuindo de maneira importante para tornar a indústria da moda Verde”, disse Stefan Doboczky, CEO do Lenzing Group. “Um número crescente de fornecedores contribuindo para plataformas de rastreabilidade como o ITC é essencial para apoiar globalmente a sustentabilidade e combater as mudanças climáticas”.

“Agora, mais do que nunca, garantir um futuro sustentável depende da nossa capacidade de criar rastreabilidade e transparência confiáveis em todas as cadeias de suprimentos globais”, disse Dorothy Tembo, diretora executiva do ITC. “Com tantas organizações se comprometendo a apoiar esse futuro, o esforço mostra que uma plataforma colaborativa de rastreabilidade digital é tecnicamente possível e tem potencial de transformar a maneira como pensamos a transparência na cadeia de suprimentos”.

Fundamental para a Fase 2 deste esforço será incorporar mais fontes de dados e mais perspectivas para ajudar a enfrentar os desafios descritos acima. PlataformaVerde, Asia Pacific Rayon (APR) e EVRYTHNG já concordaram em aderir a esta iniciativa em 2020, e o Fórum Econômico Mundial está convidando marcas e fornecedores, que atualmente usam o blockchain para rastreabilidade, a se unir a esse esforço e auxiliar a moldar o futuro da rastreabilidade digital para aprimorar a transparência e sustentabilidade do ecossistema global de manufatura e produção. Entre em contato com: future_production@weforum.org

 

Citações adicionais:

“A Asia Pacific Rayon, fabricante de fibra de viscose, começou a aproveitar o potencial da tecnologia blockchain corporativa para permitir que os clientes rastreiem os produtos acabados de volta às origens da floresta de plantação por meio de um aplicativo para smartphone. Poder conectar nossos dados a outras iniciativas similares da indústria é um próximo passo natural para a APR, além de estender os benefícios da rastreabilidade ao restante da cadeia de valor têxtil. Quanto mais dados forem compartilhados, mais podemos juntar os pontos para aproveitar a eficiência dos negócios e fornecer sustentabilidade e garantia aos consumidores”, Ben Poon, Chefe de Negócios da APR.

“A transparência na cadeia de suprimentos é fundamental para a competitividade, com 74% dos consumidores norte-americanos e europeus dizendo que escolherão marcas com base em mais transparência, e 32% da Geração Z impulsionada pelos valores da população de consumo global. Em um ecossistema aberto e confiável, o compartilhamento de dados é fundamental para atender à necessidade e dimensionar sua acessibilidade a todas as partes interessadas. A circularidade nas cadeias de suprimentos mundiais de bens de consumo e o caminho para a sustentabilidade não pode ser alcançada sem novas redes para troca de dados”, Niall Murphy, CEO e cofundador da EVRYTHNG.

“A Green Plat (PlataformaVerde) vem trabalhando nos últimos anos para ajudar empresas e governos a acelerar a produção sustentável usando nosso software de rastreabilidade e gerenciamento via blockchain. Este trabalho fez com que fôssemos a única empresa da América Latina a participar de uma coalisão liderada pelo Fórum Econômico Mundial, tão relevante em prol de um bem comum para sociedade. O sistema criado visa ajudar empresas de todos os setores a responderem às demandas dos consumidores por produtos mais éticos e sustentáveis, e é muito gratificante para a PlataformaVerde fazer parte desta união. Isto comprova que todo o trabalho realizado no Brasil foi reconhecido e que a internacionalização da empresa já é uma realidade”, Chicko Sousa, Fundador e CEO da PlataformaVerde, Brasil.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Projeto mantido por:
Media Partners: