Notícias

Bitcoin, blockchain e a quarta Revolução Industrial

A tecnologia do Blockchain oferece não apenas um meio de privacidade neste mundo cada vez mais conectado, mas também apresenta um compromisso

 

*Por Crypto Watch

 

Apenas poucos anos depois que economistas e teóricos sociais declararem que havíamos entrado na Terceira Revolução Industrial, a próxima revolução já está no horizonte. Alimentada pela inteligência artificial, 5G, a internet das coisas e realidade aumentada. A Quarta Revolução Industrial pode ser o maior salto que a humanidade já fez. E não se engane, esta revolução será construída sobre dados. Já reportamos aqui nos primórdios desse portal sobre a quarta revolução industrial.

Cada vez mais, os dados estão sendo colhidos em todos os aspectos do nosso dia a dia: de nossas compras, ao número de passos que damos, aos nossos hábitos de sono ou às críticas do Facebook – tudo está sendo gravado. Nossa informação está sendo usada para nos anunciar, mapear nos mapear e até mesmo influenciar as eleições. E esse processo de extração de dados está apenas acelerando. É a espinha dorsal do novo mundo que está sendo construído ao nosso redor.

Embora as implicações sejam de longo prazo, pelo menos há alguma esperança de proteger todos esses dados. A tecnologia do Blockchain oferece não apenas um meio de privacidade neste mundo cada vez mais conectado, mas também apresenta um compromisso. Os dados agora podem ser extraídos, armazenados, utilizados e compreendidos sem que uma pessoa específica seja identificada durante o processo.

 

Inteligência artificial e tecnologia blockchain

AI e blockchain são a dupla perfeita. Os blockchains podem alimentar os dados da AI com segurança. Dados confidenciais e pessoais podem ser usados ​​para melhorar nossas vidas e as vidas das futuras gerações, e com o desenvolvimento de protocolos mais robustos, as informações permanecerão anônimas e imutáveis.

Nossas informações não apenas permanecerão seguras, mas a tecnologia nos ajudará a entender melhor as decisões tomadas pela IA, algo que incomodou até mesmo os programadores mais brilhantes do planeta nos últimos anos.  O Blockchain oferece uma certa transparência e confiança nas funções do AI. Se todas as ações são gravadas, a informação é auditável, permitindo que se obtenha mais conhecimento sobre as mentes robóticas que estão essencialmente se construindo.

Uma das aplicações mais empolgantes da tecnologia blockchain e da IA ​​na Quarta Revolução Industrial, no entanto, está na ideia de organizações autônomas descentralizadas (DAOs). Com um conjunto de dados crescente e um meio seguro de transferir dados, contratos inteligentes podem ser construídos para permitir que empresas inteiras operem, cresçam e aprendam sem interferência humana.

Imagine o Uber como um DAO, por exemplo: carros sem motorista, pagamentos automáticos de criptomoedas e um sistema de governança, da compra de carros novos a pagamentos de impostos, feitos com contratos inteligentes. Neste ponto, além da programação inicial, os humanos são necessários? Em breve, essas organizações se tornarão uma realidade – empresas inteiras serão construídas, gerarão renda e pagarão impostos sem um presidente, CEO ou diretoria que comande a empresa.

 

Internet das coisas e tecnologia blockchain

A revolução 5G está prometendo inaugurar uma nova era de interconectividade, e a tecnologia blockchain se tornará uma peça cada vez mais valiosa da nova infraestrutura que acompanha esse novo modelo de negócios. A tecnologia permitirá que empresas, governos e indivíduos armazenem e analisem a enorme quantidade de recursos extraídos de vários dispositivos conectados ao mesmo tempo.

E com a infraestrutura conectada à Web, a tecnologia blockchain oferece o nível de segurança necessário para garantir que todos esses sistemas permaneçam online e protegidos contra os agentes mal-intencionados.

 

Cryptomoedas e a Quarta Revolução Industrial

À medida que o mundo se torna mais digital e, por sua vez, a privacidade e a segurança crescem em prioridade, o Bitcoin e outras cryptomoedas terão um papel vital na Quarta Revolução Industrial.

Em um mundo construído sobre blockchain, centenas de milhões de transações serão realizadas a cada minuto: cada uma com seu próprio propósito e valor. De negociações de energia a impostos pagos por DAOs, é provável que essas negociações sejam feitas em uma blockchain e com criptomoedas. Em todo o mundo, governos e corporações estão começando a despertar para essa noção.

Há uma corrida em andamento pelo mundo, para se desenvolver aplicações de blockchain e criptomoedas e como financiá-las. A verdadeira questão, no entanto, é como reunir tudo isso sob um guarda-chuva fácil de usar.

Atualmente, o processo de negociação das criptomoedas é desajeitado e caro, mas com a adição de uma tecnologia relativamente nova no mundo blockchain, swaps atômicos, os usuários poderão negociar instantaneamente qualquer altcoin por Bitcoin e vice-versa. Isso se torna útil em um mundo repleto de criptos, permitindo que os usuários usem bitcoins, mas comprem um café no StarbucksCoin sem realmente ter que possuir a StarbucksCoin.

Os swaps atômicos são apenas uma parte da tecnologia de rede off-chain, sidechain e layer atualmente sendo desenvolvida.

Enquanto a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial ocupam o centro da Quarta Revolução Industrial, não há dúvidas sobre isso – esse salto para o futuro será construído com a tecnologia blockchain.

 

*Texto escrito por Leandro França de Mello e publicado originalmente no portal Crypto Watch.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Projeto mantido por:
Media Partners: