Notícias

“Big Four” do mercado de auditoria lança sistema de auditoria fiscal com blockchain

O objetivo é utilizar o blockchain para simplificar os chamados processos de “confirmação externa” que, atualmente, exigem que um auditor obtenha e verifique manualmente as auditorias das transações das empresas

 

* Por Criptomoedas Fácil

 

O grupo denominado Big Four, composto pelas quatro maiores empresas de auditoria do mundo – DeloitteEYKPMG e PwC – anunciou uma parceria em conjunto com 20 bancos de Taiwan. O objetivo é desenvolver a tecnologia blockchain para auditorias fiscais, segundo informou o canal de notícias local CTEE.

As empresas se juntarão a um consórcio de grandes bancos taiwaneses para testar uma solução de blockchain que possa auditar relatórios financeiros, com foco na simplificação dos chamados processos de “confirmação externa”. Atualmente, os processos exigem que um auditor – um terceiro de confiança – obtenha e verifique manualmente as auditorias das transações das empresas.

O projeto piloto – que foi desenvolvido pelo consórcio bancário ao lado do Serviço de Informações Financeiras de Taiwan (FISC) – aproveita a estrutura inviolável, descentralizada e imutável de um sistema blockchain para proteger e automatizar o processo de confirmação, permitindo que os auditores possam avaliar a saúde fiscal das empresas em tempo recorde.

Os bancos atuarão como validadores para a migração dos dados das transações das empresas para uma blockchain, que será, posteriormente, acessada pelas empresas de auditoria participantes do consórcio. O FISC antecipa que o novo sistema reduzirá bastante os tempos de confirmação, saindo de uma média de duas semanas para “um dia”.

A expansão do sistema de testes está planejada para 2019 e será estendida para mais de 1.400 companhias abertas na China.

 

Primeira vez em grupo

A tecnologia blockchain tem chamado a atenção do Big Four desde o ano passado. A parceria do governo do Taiwan, por outro lado, significa o primeiro caso em que as quatro empresas trabalham em conjunto para desenvolver soluções de auditoria.

Ainda em 2017, a Deloitte recomendou que empresas realizassem investimentos em blockchain, sendo a primeira das empresas a indicar e se especializar nessa tecnologia. Porém, a organização que mais criou iniciativas neste mercado foi a PwC. Em 2018, a empresa anunciou que prestaria serviços de auditoria para empresas especializadas em blockchain.

Mais recentemente, a PwC iniciou uma parceria com o escritório de advocacia MME e auxiliará empresas e startups que desejam iniciar seus negócios na Suíça. Além disso, a empresa também divulgou um relatório onde destaca o crescente volume de negócios obtidos via ofertas iniciais de moedas (ICOs, na sigla em inglês), que já alcançou, neste ano, o dobro do volume financeiro arrecadado em todo o ano de 2017.

 

*Matéria divulgada, originalmente, no portal Criptomoedas Fácil.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Projeto mantido por:
Media Partners: