Artigos

Por que você precisa entender mais sobre Blockchain

Descubra quais são alguns dos benefícios que a Blockchain pode trazer para a sua empresa

 

blockchain

A blockchain ganhou notoriedade com a ascensão do Bitcoin, mas é importante você saber que essa tecnologia vai muito além das criptomoedas e pode trazer muitos benefícios para empresas de todos os setores. Aqui listamos alguns dos principais motivos pelos quais você deve conhecer a blockchain mais a fundo.

 

Inovação e segurança nas transações financeiras

A blockchain tem como característica principal a descentralização, não necessitando de intermediários (instituições bancárias, cartórios e etc) para realizar e validar qualquer transação.

Os dados gerados pelas movimentações com a blockchain são armazenados em blocos e são validados por computadores em rede que fazem o cálculo das operações e geram o novo registro. A transação fica gravada na rede para sempre e qualquer pessoa consegue acessar a base de dados e visualizar que a operação foi realizada, porém, os detalhes da transação são criptografados e, por conta disso, apenas as pessoas envolvidas conseguem ver as informações completas, tornando a operação mais segura.

A própria estrutura da blockchain impede a ocorrência de fraudes, visto que, é necessário a compatibilidade entre as informações para gerar um registro.

Ainda falando sobre transações financeiras, as criptomoedas, que utilizam a blockchain, trazem uma série de facilidades para quem as utiliza. Algumas delas são:

  • Rapidez: as transações de moedas digitais são mais rápidas que as realizadas em dinheiro comum ou cheque, levando em média entre 10 minutos ou 1 hora para se concretizarem;
  • Sigilo de dados: todos conseguirão ver que a transação foi realizada, porém, o dono da carteira de criptomoedas não será revelado e sua identidade será preservada;
  • Custo: as taxas para as transações com criptomoedas são bem menores que as das instituições bancárias
    Otimização de processos e serviços

Como já falamos aqui, a blockchain não serve apenas para facilitar as transações financeiras, essa tecnologia também é capaz de otimizar processos nas mais diversas áreas.

Uma dessas aplicações é a utilização da tecnologia para rastrear produtos. A rede varejista, Walmart, é uma das empresas que decidiu utilizar a blockchain no seu negócio e, com isso, conquistou a capacidade de identificar com rapidez a origem de qualquer problema que possa vir a acontecer com seus produtos, retirando os itens danificados de circulação.

Outro exemplo de uso da blockchain para melhorar serviços oferecidos é o da Siemens. A companhia atua em muitas áreas de negócios, uma delas é o fornecimento de energia em parte da Europa e, com o objetivo de tornar o seu serviço mais eficiente e resistente a quedas, contratou uma startup para criar pequenas redes de energias baseadas em blockchain.

 

Melhorias na gestão administrativa

Outro benefício da tecnologia blockchain é que ela permite que as organizações controlem melhor os custos das suas operações a partir da criação de uma rede autônoma de fornecedores e parceiros.

 

Tokenização e novas possibilidades

A Blockchain também pode ajudar a fortalecer mercados por meio da tokenização. Esse processo consiste na transformação de um ativo real como um imóvel, por exemplo, em tokens digitais que podem ser negociados.

No caso do imóvel, a tokenização possibilita que mais de uma pessoa seja dono de uma mesma casa ou apartamento. Cada portador do token tem direito a uma parcela do imóvel e cada um deles pode receber os lucros desse investimento.

Outro exemplo de uso de tokenização é a ação da MasterCard. A empresa vai utilizar a tecnologia com o objetivo de operar carteiras digitais. A partir da ferramenta disponibilizada pela empresa, o consumidor pode fazer compras, utilizando apenas o seu celular, sem a necessidade de portar o cartão físico.

Essas foram algumas das possibilidades de inovação e melhorias que a blockchain pode trazer para os negócios. Você já pensou como essa tecnologia pode ser útil para sua empresa?

é Analista de Comunicação da ZOLY. Jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, também possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos, mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital e Data Business.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Projeto mantido por:
Media Partners: