Artigos

O que são os dApps?

Você sabe o que significa um dApp?

Sabe para que serve? Como usá-lo, e como ele pode mudar a forma de pensarmos sobre aplicações tecnológicas?

O conceito tem sido algo muito comentado na comunidade blockchain. Continue a leitura e descubra mais sobre os dApps.

Perceba que a tecnologia blockchain está revolucionando o mundo inteiro. Dessa maneira, os estudiosos de tecnologias descentralizadas estão buscando integrar diversas funcionalidades em blockchain para entreter, solucionar problemas complexos e ainda colaborar com o sistema financeiro descentralizado numa rede compartilhada e open source.

 

Decentralized Application?

Claramente, a sigla dApp, parecida com App, vem do inglês Decentralized Application. Isso quer dizer que é um sistema sem intermediários e de modelo relacional. Assim, podemos perceber que se trata de um aplicativo descentralizado, e possivelmente, baseado em blockchain.

Consequentemente, vemos muitos dApp’s em construção e diversos outros em fase de aprimoramento e evolução. Afinal, estamos vivenciando um momento de descobertas e muitas experimentações. Um dApp em blockchain permite possibilidades quase que inúmeras, e isso nos faz perceber o potencial surpreendente dos sistemas descentralizados.

Obviamente, podemos verificar diversos negócios sendo criados e muitas empresas consolidadas que possuem como produto um dApp – aplicativo descentralizado. Dessa forma, resolvi listar diversas informações úteis para que você entenda sobre os aplicativos descentralizados ou dApps.

 

Aplicativo em Blockchain?

Um DApp é basicamente um aplicativo em blockchain que funciona numa rede interconectada e pode recompensar usuários com tokens, ou proporcionar novas experiências digitais, ou trabalhar colaborativamente em prol do funcionamento e sustentabilidade do seu sistema descentralizado. Eles funcionam com contratos inteligentes independentes.

As vantagens dos aplicativos descentralizados são inúmeras, e principalmente, quando se trata de aplicações financeiras. Percebe-se que a maioria dos aplicativos descentralizados são construídos, geralmente, na blockchain da Ethereum e empresas de diversos setores estão investindo em aplicações descentralizadas. Devido ao modelo open source – projetos de código aberto – da blockchain, as funções e possibilidades de um dApp podem ser imensuráveis, tudo depende da criatividade do desenvolvedor e dos seus conhecimentos sobre a tecnologia.

Assim, resolvi listar alguns tipos de aplicativos descentralizados que estão impactando a sociedade e negócios de vários setores mercadológicos e suas principais funções.

Veja a seguir!

Game e Entretenimento

Já existem diversos jogos eletrônicos utilizando a blockchain, nos quais, além de entretenimento, é possível ganhar criptomoedas de acordo com sua evolução no jogo, além disso, você pode criar coisas, mundos virtuais e tudo que sua criatividade permitir dentro do jogo. Além disso, diversos jogos são open source, isso permite que o gamer desperte sua criatividade.

 

KYC ou Know Your Customer

Se você não conhece o protocolo KYC (em português: Conheça seu Cliente), ele é utilizado para o entendimento profundo de quem compra contigo e detalhes sobre o consumidor do seu produto ou serviço. Empresas já estão usando de dApps para organizar e gerenciar melhor seus processos, que geralmente são focados em indivíduos e corporações. A blockchain possibilita melhor gestão e organização dos dados dos seus clientes.

 

Serviços de empréstimo e educação financeira

Podemos perceber que a tecnologia blockchain está sendo muito útil para países em desenvolvimento. No Quênia, por exemplo, aplicativos descentralizados estão treinando pequenas empresas e empreendedores sobre como lidar melhor com o dinheiro. Além disso, contribui para que negócios cresçam com sustentabilidade, ensina finanças, e emite títulos com tokens, usando de criptomoedas e dApps em prol de financiar dividendos.

 

Redes Sociais descentralizadas 

As redes sociais descentralizadas foram criadas utilizando a tecnologia blockchain e recompensam os usuários. Além disso, incentiva as pessoas a utilizar a plataforma e indicá-la para outras e possibilita recompensas para quem os recomendou a participação na comunidade. Os dApps permitem também que os usuários sejam colaborativos, e suas ações gerem tokens ou criptomoedas. Alguns boatos dizem, que Facebook e Telegram estão estudando profundamente a blockchain e as criptomoedas.

 

Financiamento coletivo

Existem muitas aplicações descentralizadas em prol de financiamento coletivo de diversos projetos, causas e propostas de transformação social. Assim, as plataformas de crowdfunding – ou financiamento coletivo – possibilitam que você crie uma campanha e ajude alguém, e ainda, recompense a pessoa que te ajudou. Outra coisa, já existem soluções integradas com contratos inteligentes em blockchain.

 

Percebeu as vantagens incríveis que os dApps trazem para a economia?

Se quiser conversar mais sobre o assunto me envie uma mensagem. 🙂 

Roney Laurent

é Growth Hacker e Publicitário com grande apreço pela Bitcoin. Meu propósito é mudar percepções sobre o potencial da tecnologia na sociedade e mostrar como obter sucesso com negócios digitais.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Oferecimento:
Projeto mantido por:
Media Partners: