Artigos

O que há por trás da tecnologia Blockchain?

por:

blockchain

Quando aceitei o desafio de escrever mensalmente sobre este tema, pensei que o primeiro passo deveria ser mostrar para quem ainda não entende as particularidades dessa tecnologia e do que ela é capaz. Apesar de, já alguns anos, fazer parte do vocabulário de muitos investidores, empreendedores e amantes do mundo da inovação, blockchain ainda é aquele “palavrão” desconhecido por muitos. Quem sabe o básico acha que se resume ao dinheiro digital, aquele usado pelos hackers e asiáticos que entendem muito mais desse mercado que nós. Entendi, então, que meu primeiro desafio é justamente tentar desmistificar sua definição e suas funcionalidades. Em tradução livre e de fácil compreensão, a tecnologia é um grande encadeamento de dados, mas não daqueles convencionais. Funciona como uma espécie livro de registro inviolável e “indestrutível”, o que o torna extremamente eficiente. Com uma definição tão interessante para um mundo que gira em torno do digital, afinal pessoas e empresas não vivem mais sem a internet e grande parte de suas vidas estão nela, nada mais empolgante do que uma tecnologia que oferece rastreabilidade, muita estabilidade e confiabilidade.

E tratando de segurança virtual é claro que o primeiro tema que vem à nossa mente é dinheiro, e nesse caso uma das aplicações mais famosas do blockchain é na fatídica criptomoeda bitcoin (fatídica por seus altos e baixos, que mais parecem uma montanha russa). Mas a verdade é que há muito mais por trás do blockchain do que só ser um grande aliado do dinheiro digital. Saúde, varejo, segurança, educação, entretenimento, energia, governo entre outras áreas podem e irão se beneficiar muito dessa nova realidade.

De forma muito simplista, é possível afirmar que o blockchain empodera pessoas, e pode fazer tornar realidade uma nova ordem mundial, em que as pessoas estão de fato no centro, com voz e vez, com poder decisor.

Imagina só um compilado com dados sobre todos os doadores de sangue e medula do mundo? Basta acessar o banco e buscar as necessidades de quem precisa da doação, e em segundos você se conecta com o doador que mais se adequa, esteja ele em qualquer parte do planeta. Ou então adicionar ao livro que um órgão acaba de ficar disponível para doação, e em poucos cliques encontrar quem precisa? É uma mudança simples, que revoluciona a saúde mundial graças à tecnologia blockchain. E olha só, está muito distante de ter algo a ver com finanças.

Com as informações para sempre gravadas no sistema, além da criptografia que gera uma assinatura única e intrasferível, a tecnologia também é uma excelente opção para os governos, por exemplo, que têm como uma das principais demandas a privacidade das informações, ao mesmo tempo que é preciso compartilhá-las com um grupo de pessoas. Estar na nuvem pode, muitas vezes, significar estar exposto a possíveis vazamentos, e atualmente a melhor solução é a utilização da ferramenta que garante a segurança da informação e o controle do compartilhamento dela.

Esses são pequenos e rápidos exemplos da gama de possibilidades criadas com o blockchain. Espero ter alcançado meu objetivo de iniciar uma conversa franca e fácil sobre o assunto. É importante entendermos seus conceitos antes de ingressarmos nos segmentos específicos que se beneficiam com a inovação. Também é necessário saber que ela vai muito além do bitcoin, abrir a mente para as infinitas possibilidades, e então começar a de fato a utilizar e aproveitar os benefícios e imensas vantagens do que esta tecnologia tem a oferecer. O Brasil ainda engatinha neste cenário, mas as expectativas são as melhores possíveis.

Beny Fard

é Fundador & CEO da Spin, primeira e maior rede de aceleradoras startup+indústria do Brasil (hardware e software) e Head de operações do Stanford Research Institute no país, possui formação em engenharia elétrica, com mais de 20 anos de experiência em processos industriais e negócios internacionais.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Oferecimento:
Projeto mantido por:
Media Partners: