Artigos

Bitcoin: compre no boato e venda no fato

bitcoin

Quem acompanha o mercado de Bitcoin já sabe que as notícias de alta e baixa da criptomoeda são cotidianas. E é bem comum ver quem se desespere e comece a vender Bitcoin no dia em que está em baixa. Grande parte das pessoas não entendeu que as negociações são semelhantes a ações e é por isso que devemos comprar no boato e vender no fato.

Mas afinal, o que é comprar no boato? A melhor forma de explicar isso é com um exemplo do nosso dia a dia. Vamos imaginar que estamos em período de corrida presidencial e temos um concorrente que foca em liberalismo econômico e privatizações, enquanto o outro tem uma visão mais protecionista. É natural que o mercado goste mais do candidato liberal, que tem grandes chances de aumentar o fluxo de investimentos no país. E o que acontece se as prévias eleitorais mostraram que o segundo candidato está na frente?

Estamos justamente no boato, sem a certeza de quem irá vencer. Entretanto, muitos investidores começam a se posicionar em dólar, para aproveitar uma possível situação de bolsa caindo e a moeda subindo. Voltando ao mundo do Bitcoin: temos a mesma situação. Se algum grande varejista afirmar que começará a aceitar a criptomoeda como forma de pagamento a partir do ano seguinte, esse é o momento que todos começarão a comprar. No boato!

Em um cenário no qual a notícia seja confirmada, o grande movimento, provavelmente, irá puxar outros varejistas mundiais a seguir pelo mesmo caminho. E a tendência é que isso faça o valor do Bitcoin subir, consideravelmente. Chegou então, o momento de vender, quando o fato está estabelecido e todos buscam por comprar a criptomoeda.

Por esse motivo reforçamos tanto a importância de se informar antes de começar a investir. Saber o que está rolando é fundamental para entender por qual momento aquele mercado está passando e avaliar se é o momento de comprar ou vender.

Daniel Coquieri

é COO e cofundador da BitcoinTrade, corretora especializada no mercado brasileiro de criptomoedas.

Comentários

PUBLICIDADE